Um dos locais que adoro frequentar, FOX Vídeo. Já tinha feito uma indicação antes. Na ocasião apontei como meus filmes favoritos, Blade Runner: O caçador de Androides, A chave para o Universo e Jornada nas Estrelas a série classica. Bem, eu mantive dois e acrescentei ‘ A cruzada’, outro filme de Ridley Scott.
Vamos seguindo e explicando o porquê das indicações.
1º Filme: Blade Runner: O caçador de Androides
Direção: Ridley Scott
Ano: 1982
Fonte: (Reprodução)
Blade Runner é um ícone da ficção cientifica dos anos 1980. Traz discursões interessantes sobre o avanço da tecnologia e questões morais. É um cyberpunk, gênero literário que enche os olhos por unir tecnologia com o ser humano, criando por assim dizer uma espécie de mundo de magia TECH. Fez previsões interessantes sobre o futuro, apontou grandes corporações empresariais que comandam o Mundo. Em uma cena interessante, a personagem de Roy( Rutger Hauer ) diz para Deckard (Harrison Ford)”Eu vi coisas que vocês nunca acreditariam. Naves de ataques em chamas perto da borda de Orion. Vi a luz do farol cintilar no escuro, na Comporta Tannhauser. Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva. Hora de morrer.” É poético e simples, mas ao mesmo tempo com uma complexidade sobre o Universo que deixa o cinéfilo de boca aberta com todas aquelas informações descritas por Roy.Por muito mais detalhes, Blade Runner vale a pena ser visto e revisto.
2º Filme: Jornada nas Estrelas: Série Clássica
Direção: Gene Roddenberry
Ano: 1966
Fonte: (Reprodução)
Eu dispenso aqui maiores elogios, afinal, Jornada nas Estrelas a série clássica é uma das mais festejadas séries de ficção cientifica já realizadas por um mortal. Gene Roddenberry teve recentemente suas cinzas enviadas para Estação Espacial, aquele que fica circulando a órbita da Terra (essa é de verdade). A série inovou na época colocando na mesma ponte de comando um Vulcano, um asiático, uma negra, um russo e etc. Tudo isso nos anos de 1960. Abordo da Nave espacial da Federação, a U.S.S. Enterprise NCC-1701, Capitão Kirk, Spock, Drº Leonard H. McCoy e companhia vão para onde nenhum homem ou alienígena jamais esteve.
Algumas invenções mostradas na série são verdadeiras profecias futuristas. Por exemplo, o comunicador dos oficiais, semelhantes aos nossos aparelhos móveis de hoje, o uso do raio laser, amplamente dominado pela humanidade contemporânea e é claro, as viagens espaciais.
3º Filme: Cruzada
Direção: Ridley Scott
Ano: 2005
Eu admiro muito o trabalho de Ridley Scott como diretor, talvez por isso que eu tenha gostado deste filme. Sempre em suas obras o tema “busca” está presente. No caso de Cruzada, Balian (Orlando Bloon), perde toda a família por motivos trágicos. A esposa comete suicídio e a religião determina o destino de quem comete este tipo de ato na época em que a história se passa. Com a vida destruida, Balian recebe a visita de Godfrey de Ibelin ( Liam Neeson) dizendo ser seu pai e senhor de Ibelim, um lugar nos domínios de Jerusalém, na ocasião conquistada pelos cristãos.
Balian então decide procurar a redenção e a salvação da esposa. É ai que começa a busca espiritual desta personagem. Batalhas internas e externas serão travadas. Amores conquistados e o mais importante, a busca por uma nova vida em um mundo novo.
Esses são alguns dos motivos da indicação dos filmes que serão apresentadas na Revista FOX Vídeo deste mês de setembro/2011. Espero que se divirtam!